home office
home office

Seja produtivo durante a quarentena

Seja produtivo durante a quarentena

Muitas empresas estão adotando um regime de trabalho remoto para diminuir a exposição dos seus funcionários ao vírus.

Com a rápida proliferação do novo coronavírus, muitas empresas adotaram o regime de trabalho remoto para diminuir a exposição dos seus funcionários no dia a dia.

Mas muitos profissionais podem demorar para se adaptar e sentir uma queda considerável na produtividade.

O InfoMoney conversou com especialistas do mercado de trabalho para separar dicas e sugestões para que o funcionário se adeque melhor ao sistema de trabalho remoto e mantenha a produtividade – considerando que a necessidade do home office está relacionada com o avanço da pandemia, o isolamento pode durar mais tempo do que o esperado.

“O maior desafio é que muitas empresas nunca treinaram seus funcionários para home office. O trabalho remoto não é o futuro, é o presente. Penso que as empresas que conseguirem se adequar melhor nesse momento e agir rápido em conjunto com os seus funcionários, sairão mais fortalecidas”, afirma Daniel Schwebel, gerente nacional da Workana no Brasil, uma plataforma que conecta freelancers e empresas.

Para Silvia Berger, sócia da Trilogie, empresa de consultoria de branding e carreira, as soft skills têm um grande peso nesse momento. “É uma oportunidade para o profissional mostrar adaptabilidade. No geral, as empresas veem com bons olhos o funcionário que se mostra proativo em momento de dificuldade”, completa.

Veja algumas dicas:

Prepara-se e tenha disciplina

Silvia explica que um funcionário que não é acostumado com o trabalho remoto pode ter dificuldade de montar uma rotina. Para isso, ela orienta manter os horários e o padrão de comportamento.

“Se troque, não trabalhe de pijama. Se programe como se fosse trabalhar, mesmo se for do quarto para a sala. A disciplina faz toda diferença. Manter os horários e ritmos de trabalho ajuda o funcionário a compreender que a sala virou o ambiente de trabalho temporariamente”, diz.

Emerson Weslei Dias, consultor de carreira e professor de liderança na Fipecafi, também afirma que se vestir de forma adequada ajuda muito. “Pode até ser tentador ficar de pijama o dia inteiro, mas lembre-se: você está trabalhando. O ato de se trocar mostra para o seu cérebro que você não está em um momento de lazer e que precisa estar ativo”, alerta.

Mantenha o planejamento

Para se manter produtivo, tenha um planejamento completo das suas tarefas e uma organização da sua agenda.

Silvia sugere começar o dia fazendo uma lista precisa e completa das tarefas diárias. “É essencial ter metas diárias para se organizar e equalizar o tempo”.

Schwebel acrescenta que organizar essa lista por horários pode ser bem eficiente. “Determine um horário adequado para todas as atividade e tente cumprir de forma rígida”.

Seja flexível

Daniel Schwebel lembra o trabalhador deve ser flexível. “Não se desespere. Entenda que a situação é emergencial e temporária. Neste momento, você deve ser ágil e imediato, saiba que é um plano focado em cuidar do pessoal e dar continuidade à operação”, conta Daniel Schwebel, gerente nacional da Workana no Brasil.

Ele reforça que o profissional que conseguir atravessar essa fase com a produtividade alta, será considerando uma peça importante para a empresa.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn

Redes Sociais

Mais Acessados

Minha Jornada

Indo além das finanças.

Essa semana, o quarto módulo da Jornada da Desfudência foi iniciado. O conteúdo agora é renda variável: chegou a hora de investir na bolsa! Com o novo

Leia o artigo »

NOVIDADES

Inscreva-se e receba nossos conteúdos.

Sem spam, apenas notificações sobre novas postagens e conteúdos.

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ
Minha Jornada

Indo além das finanças.

Essa semana, o quarto módulo da Jornada da Desfudência foi iniciado. O conteúdo agora é renda variável: chegou a hora de investir na bolsa! Com o novo

Leia o artigo »

© 2020 Viver de Renda | Por Talita Gress | Todos os direitos reservados.

© 2020 Viver de Renda | Por Talita Gress
Todos os direitos reservados.